i'm gabu

Donnie Darko

| |
  2016 começou e eu achei que não criaria metas para cumprir, me enganei redondamente, mas não cai no clichê de prometer fazer academia, comer mais saudável ou desencalhar, preferi escolher algo com mais conteúdo como ler um livro por mês e ver pelo menos 1 filme por semana, então melhor se acostumarem em me ver postando várias reviews, como a de hoje por exemplo, que falarei de Donnie Darko. Uma olhada rápida para Donnie Darko e você imagina ser um filme de terror dos anos 80, e está errado em ambos. Lançado em 2001, o longa mostra uma estética dos anos retro abordando temas de ficção cientifica com levíssimas pitadas de suspense e terror. 










Titulo: Donnie Darko
Ano: 2001
Pais de Origem: Estados Unidos
Roteiro e Direção: Richard Kelly
Gênero: Suspense, Ficção Cientifica
Elenco: Jake Gyllenhaal, Jena Malone, 
Drew Barrymore, Maggie Gyllenhaal ...

  Donnie Darko é um adolescente comum com leves problemas psicológicos e sofre de casos de sonambulismo. Em um desses casos ele acaba em um campo de golfe, encontrando Frank, uma pessoa misteriosa vestindo uma fantasia de coelho com máscara prateada. Em um breve dialogo, o coelho revela que em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos o mundo irá acabar. Nesse mesmo instante uma turbina de avião cai no quarto de Donnie.

  Na manhã seguinte ele acorda no campo de golfe e volta pra casa, percebendo que o caso de sonambulismo o salvou do trágico acidente, o estranho é que a Força Aérea Americana não sabe informar como o acidente aconteceu já que não houve registro de problemas com aviões.

  A partir desse dia, Donnie recebe visitas frequentes de Frank e acaba cometendo alguns tipos de vandalismo e ficando mais paranoico sobre a origem do coelho, até culminar no grande acontecimento previsto.

  Donnie foi um personagem que me surpreendeu, de inicio acreditamos que ele é apenas um adolescente padrão com distúrbios que vê um coelho com rosto prateado, mas ao decorrer do filme e as cenas da escola, podemos perceber que ele é fora do padrão e questiona tudo e todos que forçam isso.

  Uma cena que me fez refletir bastante foi sobre uma atividade, onde os alunos deveriam ler uma frase e dizer se era de amor (algo positivo) ou medo (algo negativa), Donnie questiona a professora do porquê de querer limitar as emoções humanas em apenas duas categorias, já que devemos aprender a usar todo o nosso espectro emocional. A professora conservadora acaba suspendendo-o de suas aulas, por não ter um argumento melhor.

  Outros assuntos como o conservadorismo da professora, o endeusamento dos padrões de beleza, criticas ao sistema que somos impostos, por exemplo, são tratados de forma maravilhosa o que da conteúdo para bastantes conversas entre amigos.

  O filme foi produzido pela Flower Films, produtora criada pela atriz Drew Barrymore que até então só tinha reconhecimento pela adaptação cinematográfica de As Panteras. Richard Kelly é o roteirista e diretor do filme, sendo seu primeiro trabalho como ambos.

  Donnie Darko recebeu pouco mais de 4 milhões de dólares de orçamento e conseguiu reunir um ótimo elenco composto de nomes conhecidos até hoje como Jake Gyllenhaa (Donnie Darko), Maggie Gyllenhaal (Elizabeth Darko), a própria Drew Barrymore que fez uma participação como a professora Karen Pomeroy, Patrick Swayze (Jim Cunningham) e Jena Malone (Gretchen Ross).



  A trilha sonora conta as melhores músicas dos anos 80 introduzidas em ótimos momentos do filme que junto da fotografia ajudaram a manter todo o ar oitentista presente no longa, estão presentes The Church, Duran Duran, Tears of Fear, Joy Division entre outros. Um destaque pessoal para Over Heels do Tears of Fear que após esse filme não saiu da minha playlist e me fez ter vontade de conhecer mais clássicos.
Curiosidade: O ator Jerry Trainor que interpretou Spencer na série iCarly, foi figurante nesse filme junto com agora atriz e cantora Ashley Tisdale, que está ao lado dele. foto
  Donnie Darko recebeu uma continuação em 2009 focado em Samantha, a irmã mais nova da família Darko. Eu não assisti e nem fiquei empolgado, já que o criador disse não ter relação com a obra original e ter recebido várias criticas negativas.

  É de conhecimento geral que o filme não foi um blockbuster. Mas por conta do seu final vago para diversas interpretações em relação a história, acabou ganhando o destaque de filme Cult e permeando indecifrável até os dias de hoje.


Você já assistiu Donnie Darko? Qual suas teorias sobre o final? Se ainda não assistiu procure esse clássico e deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário, seja o primeiro

Postar um comentário