i'm gabu

As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

| |
 

Hey Pessoal
  No meu posts de livros que ganhei de natal mostrei os 3 primeiros livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo que eu ganhei, e também já tinha comentado que comecei a ler o primeiro livro intitulado A Guerra dos Tronos. Demorei todo o mês de janeiro para ler esse livro imenso, em certos dias eu tinha preguiça e não lia, mas apostei comigo mesmo que conseguiria ler esse livro em um mês, e foi assim que passei meus últimos 3 dias de janeiro correndo atrás do prejuízo, tendo de ler mais de 250 páginas para terminar o livro. A tarefa foi difícil, mas consegui terminar a leitura faltando 28 minutos para o dia 1º de fevereiro. E agora acá estou eu para fazer uma resenha gigante dessa obra-prima. Aproveitem minha experiência e conheça um pouco mais desse universo, que tem como seriado televisivo o mais visto e baixado dos últimos 2 anos. Let's Go



Dados
Publicado em: 6 de agosto de 1996
Autor: George R. R. Martin
Título original: A Clash of Kings
Ilustrador: Jeffrey Jones
Personagens principais: Daenerys Targaryen, Arya Stark, Jon Snow, Catelyn Stark, Tyrion Lannister, Eddard Stark, Sansa Stark e Bran Stark.
Gêneros: Ficção, Fantasia, Ficção especulativa
Indicação recomendada: Adulto (+18), por conter sexo, álcool e sangue.
Editora brasileira: Leya

Poster do seriado, produzido pela HBO
Resumo
  Depois da morte misteriosa da Mão do Rei (maior conselheiro do reino), o Rei Robert Baratheon parte para Winterfell convidar o seu melhor amigo e senhor do Norte, Eddard Stark para ocupar o maior cargo dentro do reino. O senhor Stark aceita o pedido e parte para Porto Real para assumir o cargo, mas começa a perceber que a morte da antiga Mão não foi natural e que em uma simples cidade tantos segredos estão sendo guardados. Depois de aceitar permanecer onde está coube a vida da sua família e a dele próprio estão em jogo, um jogo que ou você vence ou morre. Do outro lado do mar, a fugitiva jovem princesa Daenerys Targaryen é vendida para o Khal Drogo, e senhor do de Vaes Dothrak pelo seu irmão Vicerys Targeryen, afim de terem soldados suficientes para voltar aos sete reinos e dominar o trono que sempre foi da extinta família Targaryen.

Mapa fofinho ilustrando o mundo do livro.
A parte verde são os 7 reinos, e a vermelha por onde Daenerys passa.
Pontos Fortes
  Qualquer expectativas que você tiver sobre um livro com certeza será satisfeito pela Guerra dos Tronos, para começar falando pelos personagens. Cada capítulo do livro é contado a partir dos fatos que acontecem em torno do personagem nomeado no começo do capitulo, sendo assim acompanhamos os acontecimentos de 8 personagens diferentes com pensamentos, amigos e histórias distintas. Somos levados das políticas e intrigas da capital com Eddard, Sansa e Arya, até o extremo norte, na fria muralha com Jon Snow, ou então as quentes terras do outro lado do mar com Daenerys. Esse sim é um livro em que você fará pelo menos uma lista de personagens preferidos e conhecera as várias partes de uma imensa terra chamada Westeros, criada pelo autor George R. R. Martin, indo de lutas até problemas familiares.
  O desenvolvimento dos personagens também é um ponto forte, pois acompanhamos suas histórias de um certo ponto e vemos que no final do livro seus valores se enriqueceram e que suas atitudes não são as mesmas, já são pessoas mais maduras. Com destaque para Arya e Daenerys.

Pontos Negativos
  Não que eu ache o livro ruim, muito pelo contrário, mas tem certos pontos que deixam a leitura cansativa ou até mesmo chata. Um dos pontos é a descrição, como o próprio título do livro já diz As Crônicas de Gelo e Fogo é muito comum lermos páginas inteiras de descrições de certos lugares e personagens, o que pode deixar você com dor de cabeça de tanto ler e não a lugar nenhum, mas por outro isso é realmente importante para compreendermos o mundo em que o autor está nos fazendo acompanhar. Mas sérios, quem precisa saber quantas torres restaram naquela colina e quais bandeiras estão em cima dela?
  A linguagem e temas tratados também pode não agradar alguns, por falar muito de morte e sexo explícito.

Os símbolos das casas mais importantes
Porque devo comprar?
  Você ainda não comprou? Resumindo tudo que eu disse, A Guerra dos Tronos apesar de ser um livro gigante perto de tantos outros, é super agradável de ler, os capítulos são pequenos e acompanhamos pelo menos 4 histórias diferentes que de uma certa forma se conectam. E se você prestar bastante atenção em certos detalhes verá que mais para frente no livro aquilo tem haver com algum personagem. Por isso compre agora, pela história e pelos personagens.

2 comentários, comente também!

  1. Eu também não gosto muito de descrições longas, mas as vezes ajuda a entender o cenário e tudo mais. Ainda não li a série, mas quero muito ler, todo mundo fala que é bom ^^

    Byel você recebeu meu email? Você ganhou o sorteio lá no blog:
    http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/2014/02/resultado-do-sorteio-selecao.html

    ResponderExcluir
  2. Acho ASOIAF uma das sagas mais fantásticas que já existiram, juntamente de Senhor dos Anéis. E sobre seu ponto negativo, concordo. As descrições às vezes são deveras cansativas, mas quando se já lê coisas dessa gama, descrições exacerbadas passam a ser mero capricho do autor. E os personagens, uma coisa que admiro no tio Martin é que eles não são bons ou ruins, seguindo tais rótulos; e sim assumem tais papéis conforme as circunstâncias. Não a toa minha personagem favorita é a Cersei, haha ♥

    Ah propósito, qual sua casa?

    See Yaa ~
    ^_^/

    ResponderExcluir