i'm gabu

Aula de Japonês #1 ~ Saudações

| |
 
Konnichiwa Minna
  Olhei para a área de post novo e parei para refletir na vida (what?) e percebi que a escola ta um saco (quem não sabe disso?), mas está um saco porque eu quero, chego na escola já querendo voltar para casa, não estou fazendo deveres de casa, só podia dar nisso. Então meus queridos jovens, se dediquem na escola fazam boas amizades, prestem atenção na matéria para não se ferrar na hora da prova e tentem não odiar o professor só porque a matéria é chata. Minha dica é essa.
  E por falar em escola, mas de um jeito mais legal, resolvi compartilhar o que eu estou aprendendo de japonês com você. Eu estou fazendo um curso online no Busuu de japonês, é uma forma bem legal de se aprender pois lá tem imagens e som, e exercicios. Bem... vou falar dele em outro post. Agora vamos aprender as saudações básicas em japones. Vamos.



Bom dia
Ohayo gozaimasu

Boa tarde
Kon nichi wa

Boa noite
Konban wa

Boa noite (ao despedir-se antes de dormir)
Oyasuminasai

Obrigado
Arigato, domo

Muito obrigado
Domo arigato

Muitíssimo obrigado
Domo arigato gozaimasu

De nada
(iie) doo itashimashite

Com licença (ao chamar alguem)
Sumimasen

Com licença (ao interromper)
(chotto) gomen kudasai

Com licença (ao entrar)
Ojama mashita

Desculpe-me
Gomen nasai

Como vai?
Doo desu ka

Como tem passado?
Gokigen ikaga desu ka

Estou bem, obrigado
Genki desu arigato

Prazer em conhecê-lo
Hajimemashite

Parabéns
Omedeto gozaimasu

Já vou (ao despedir-se)
Itte kimasu

Vá bem (equivalente a “vá com deus”)
Itte rashai

Cheguei! (em casa)
Tadaima!

Bem vindo de volta
Okaeri Nassai

Agradecimento antes das refeições
Itadakimasu

Estou satisfeito (após as refeições)
Gotisso sama

Boa viagem
Gokigen yo sayonara

Até já
Dewa mata

Até logo
Sayonara, bai bai

Está OK
Daijobu desu

Legal!
Sugoi!

Créditos para Anime Nostalgia ◄

4 comentários, comente também!

  1. Para falar a verdade para você, estamos no mesmo barco! (rsrs). A cada dia que se passa acho mais chato ir para escola, mas fazer o quê? Precisamos, mais se tivesse como pular esta fase, eu queria.

    Sobre a aula de japonês, eu simplesmente amo posts assim! Pois sempre aprendo, mesmo que seja uma palavra. Só que essas daí eu conhecia, inclusive tenho escritas no caderno em Katana. Mas mesmo assim gostei! Pois meu caderno vive jogado, é quase nunca sei onde ele se encontra. Abraços.

    Kuusou World

    ResponderExcluir
  2. haha, eu sempre meio que pensei assim na escola. Mas eu odeio ir lá, e eu vivo faltando ultimamente, não há algo que me fascine, puro aborrecimento sem nenhum ganho, nem aprendizado direito -professores me irritam também-, q Mas eu sou uma exceção -sim, meus motivos são variados, mas eu sei que a maioria não falta por esses motivos HSUASHUHASHAU-

    Sobre a aula de japonês eu sabia. Só tome cuidado quando na hora de fazer os posts, escrever como se lê os romajis. (Romajis são a forma que escreve essas palavras usando letras xD) porque eu vivo vendo gente em eventos, ou etc por aí mesmo falando erradíssimo palavras tão simples. Por exemplo, é claro que "chi" não tem um som 100% de "ti", mas é quase isso. E como "hi" tem som de dois rr e quando tem "r" no começo, lê-se como se fosse um r no meio da palavra. Acho que a maioria dessas palavras tem som forte (chama-se tônico? Não sei xD) na última sílaba, e não no meio, como muitos acham ao ver anime etc (ouvem errado)~ Uma boa dica é ver animês do dia-a-dia, eles falam geralmente tudo isso, ou mesmo shoujos (que é basicamente isso, mas sem ser nonsense SAOSSHOKJA) eu lembro bastante coisa dessa forma. Embora não estude japones, é claro.
    O bom do seu blog é que tem muitas visitas, então é fácil você postar alguma coisa certa... ODEIO, SIMPLESMENTE ODEIO quando eu abro um blog e tem lá, ao invés de "Welcome", ou "bem vindos" ter algo ABSURDO como "Okaeri!"... Sério. Não façam isso. Pesquisem antes o que significa as coisas antes de colocá-las HUAHUHSUASHUSHAUSHUHSUHSUAHSUAHSUAHSAUH

    Kissus Byel-kun, gostei do post XD Eu usei Busuu também, mas não tive saco de continuar. Não sou muito boa em auto estudo kopkpkaskapoaskpaoskapok

    ResponderExcluir
  3. Não sei se posso dizer que passei a escola exatamente assim... mas o cursinho, que estou fazendo agora, está desse jeito. Na verdade, foi porque eu fiquei com preguiça e acumulei lição há uns meses. E como não tô mais fazendo lição, já desisti de prestar vestibular esse ano (além de eu ter um pensamento bem pessimista de que não tenho capacidade de passae) e quero começar tudo de novo kkk

    Aaaaish japonês, a minha língua perdida -qqq digo, quando eu era mais nova e lia mais mangá eu queria muito aprender... mas agora....

    ResponderExcluir
  4. Yooooo,vale odiar uma professora pq ela é chata mesmo?? A matéria ta até legal,eu gosto de falar de guerras,mas a professora....impossivel gostar da professora ¬¬
    EU já sabia algumas saudações,eu tenho um amigo abençoado que fala um puco de japonês e sempre que eu quero saber alguma coisa ele me ensina,mas eu nunca soube dizer de nada,agora eu sei u.u kkkkkk o que eu acho legal no japonês é que as palavras tem diferentes formas dependendo do seu significado ^^

    Kissus!!

    ResponderExcluir